sexta-feira, 3 de outubro de 2008




Quinta-feira, 2 de Outubro, 2008

Hej hej (olá),



Tudo bem? Hoje era dia de ateliêr de estamparia, tinhamos andado a trabalhar num padrão. Passámo-lo por computador, imprimimos em acetato, e depois passamos para um frame, ou quadro com um rede muito fina coberta com uma camada de tinta que veda todo e qualquer buraquinho. Uma vez o padrão impresso, metemos o acetato e o frame, quadro numa mesa que comprimia um contra o outro e depois com a luz muito forte (tivemos de sair da sala) o padrão que estava no acetato passou para o quadro, ficando certas zonas porosas no frame, por onde ia passar a tinta para obtermos depois o nosso padrão sobre qualquer suporte que desejassemos, neste caso sobre tecido. Fizemos também também a cor que queríamos, eu escolhi azul Klein. Bem todos esses processos concluiram-se nas duas vezes que fomos ao atelier de estamparia, nesta terceira e última, era para fazer a estampagem final. Cada um pegou no seu frame foi buscar uma barras, onde se fixava uns blocos metálicos para definir as medidas do nosso estampado, quer quisessemos repetir para em comprimento ou largura do tecido. Fizemos 4 repetições, mas antes de se passar em tecido usamos pó de talco. As mesas como são de plástico verde escuro o desenho ficava perfeito, desta forma podíamos ver se as 4 repetições encaixavam ou s eestava algo deslocado. Eu passei um bom bocado acertar o meu, porque não era assim tão básico (vou deixar fotografias pra poderem ver), até a técnica de laboratória disse que eu era das poucas que estva ali aprender d everdade porque o meu padrão não era básico como o das minhas colegas. Com básico quer dizer um ananás, um garfo e um alho, arrumados de forma que depois nas seguintes repetições ficassem espaços uns entre os outros. O meu tive de recortá-lo, deixar certos quadrados abertos do lado esquerdo e direito, pois quando repetisse o padrão estes encaixariam. Nas primeiras exeriências que fizémos com o pó de talco, o que me aconteceu foi os quadrados ficarem desnivelados e as linhas não encaixarem. Com alguma persistência lá fui acertando medidas e ficou quase bom. Não ficou óptimo, como eu queria, teria de voltar a passar o desenho por computador para recuperar umas linhas que apaguei e repetir todo o processo. Quando o desenho já parecia estar a encaixar limpei a mesa, tava cheia de pó de talco, meti cola (à base água) para fixar o tecido e depois fazer a estampagem final. O resultado ficou engraçado.
A aula começou as 8h20 e era suposto sair ao meio dia, mas eu ó saí à uma e quarto!! Alunos aplicados são assim (ehehe!). Vim para casa almoçei, depois fiz a digestão, fui ao ginásio voltei a casa a correr para tomar duche rápido, pois ia ter um encontro com uma amiga de uma amiga da minha mãe. Encontramo-nos na praça dos autocarros às 17h45 e fomos lanchar. A senhora, jovem, não sei a idade dela mas não têm trinta ainda, chama-se Taru é da Finlândia e trabalha na minha faculdade, no departamento Têxteis. Têm também uma empresa com o namorado, onde vendem t-shirts, malas e outras coisas estampadas com desenhos/gráficos feitos pelo namorado. Ela durante a semana vive em Boras e ao fins de semana vai para Gotemburgo, onde vive com o namorado. Bem fomos até um café muito simpático, onde bebi um sumo de laranja (de pacote, mas ácido, como eu gosto) e um sandes gigante de pão escuro com mozarella, tomate e alface. Enquanto comiamos iamos falando, até terminarmos. Entretanto combinamos um fim-de-semana para eu ir a Gotemburgo e ficar em casa deles. Ficou também combinado que iriamos jantar a um indiano (adoro comida indiana) e sair à noite, isto porque eu disse que a noite e Boras era foleira, acabava cedo, não tinha sítios giros para ir e a música era foleira, detestável e bimba. E pronto! Despedimo-nos e combinamos que voltariamos a marcar mais uns encontros e uns passeios. Ela teve de voltar à faculdade e eu fui às compras de Legumes para fazer a papa de vários dias. Depois das compras voltei para casa e não saí mais. Fim.

Sexta-feira, 3 de Outubro, 2008

Passei o dia todo em casa a estudar, só saí para ir ao ginásio. O relato mais pequeno de toda a historia deste Blog. LOL (laugh out loud). Ah vi o episódio da Gossip Girl, e para quem me entende e também é fã (agarrado, viciado) aquilo promete para os próximos episódios.

Beijinhos,
Inez

Um comentário:

Unknown disse...

ta mt fixe o teu estampado!!!
Parabens!!! beijinhos garndes =)