Quarta-feira, 17 de Setembro, 2008
HEJ!,
Hur mår-du? Eu sei que não perceberam nada, ou então tentaram traduzir no tradutor do Google! Significa: "Olá!, Como estás?" e lê-se "Hei!, Hur mór du?", muito engraçado como podem notar. Esta é só uma das frases que já aprendi nesta segunda aula de sueco, mas vamos começar pelo ínicio do dia.
Hoje voltei acordar às oito e meia, isto de levantar cedo torna-se um vicío, porque tenho a necessidade de sentir que aproveitei o dia e não perdi metade dele a dormir!!! Então arranajei-me, tomei o pequeno-almoço e pus-me a caminho da libary para saber mais informações sobre o apoio a inglês! É verdade, tenho a necessidade de procurar apoio a nível da escrita e oral. Percebo o que me dizem, mas quando sou eu falar as vezes custa-me, ainda não me consegui libertar o suficiente. Falo muito, não fiquem com a ideia errada, mas às vezes parece-me que a minha construcção frásica não está tão bem ou pelo menos poderia melhorar. Enfim tentar aperfeiçoar o Inglês acho que não é nada mal pensado, visto que vai ser a língua que mais vou usar durante o resto do meu ano lectivo. Então fui falar novamente com o Sr. Douglas Washburn, aquele orienta os estudantes internacionais, para saber a quem devia recorrer sobre está matéria do apoio. Ele indicou-me os gabinetes, mas ambas as responsáveis estavam em aula então o Sr. Washburn aconselhou-me a tirar um cartão de cada uma (que têm na porta) e enviar um e-mail. Ah!, entretanto ao entrar no edifício da libary recebi um pacote de noodles chineses, nice hmm?
Então depois voltei para a rua e decidi ir à procura de um caderno, visto que ainda não tinha nenhum e ando a escrever nas costas de folhas que já não preciso! Mas...eu não sei, queria assim uma coisa normal, simples, não precisa de ser extraordinariamente boa e gostava que fosse barato, mas também não encontrei tal peça!! Estes suecos são esquezitos, ou será que sou eu?! Bem então andava ás voltinhas até que decidi entrar na H&M (marca sueca como devem saber) para ver o que eles propõe para a estação. Como sabem este tipo de marcas adapta o tipo de roupa consoante o país onde está, então algumas peças são bem diferentes, saias bem curtas, muitas calças skinny (super justas), isto porque as suecas em geral são bastante magras, vestem muit saias com collants ou meias até ao joelho, ou então caneleiras como as do ballet para manter as pernas quentes ou mais para o estilo como devem calcular. Depois de checar tudo na loja, segui para outra que era multi-marca que se chamava MQ, peças giras e caras; a seguir fui a outra chamada Gina Tricot, nome nada atraente, que para minha surpresa tinha coisas bem loucas e não muito caras (Paizinhos isto é uma espécie de aviso que estou tentada a comprar algumas peças aqui, mas nada de preocupante só tiver dinheiro para tal!!). A loja Gina Tricot também tinha imensa bijuteria , muito gira mesmo, mas muito cara tal como a Acessorize.
Como devem calcular para mim isto é um trabalho super giro tar a entrar nas lojas e ver tudo o que propõe para a estação que se aproxima, aperceber-me das silhuetas, padrões, e ver se tem muitos pontos comuns com o que é proposto nas revistas de moda. Além de olhar para as peças gosto de ver de que são feitas e o preço que pedem por elas, para me aperceber se é justo ou não. É claro que temos de jogar com o factor marca, design, blá, blá, blá...É um óptimo passatempo e enriquece-me imenso porque tenho muita facilidade em gravar imagens e assim tenho sempre imensa fonte inspiração, quando tenho de desenhar alguma coisa, porque quantas mais informação mais poder tenho de misturar e criar algo de facto original! Não tão original, como criar de raiz, mas ao menos é diferente tentar não cair sempre nas mesmas coisas o que é quase impossível... porque a moda é cíclica...então se calhar eu não consigo ser assim tão diferente, é dificíl ter destaque num campo como o da moda! É preciso absorver-se muito, mas isso já vocês sabem, e estar a atento a muita coisa ao mesmo tempo.
Já era meio-dia e como tinha aula à uma fui até casa buscar a mochila, folhas e assim. Quando cheguei tinha duas cartas para mim, a do Swedbank a mandar-me o meu Maestro sueco e outras dos meus pais com algum dos meus desenhos para mostrar à professora de Collection Development, disciplina que vou ter no semestre de Primavera. Quando entrei no quarto tava lá a minha colega, então mostrei-lhe os desenhos e ela vibrou, então aproveitei para lhe mostrar outros trabalhos que tinha feito durante o segundo ano. Com isto já só falatavam 20 minutos para aula, eu ainda nem tinha almoçado (sim porque a aula começa às 13h00 e termina às 16h30) então foi só o tempo de arrumar as coisas necessárias ir buscar duas maçãs e encher a garrafa de água.
A minha colega de quarto também tinha uma aula a essa hora, então fomos juntas até à faculdade ( têxtil). Entrei na aula e estavam só alguns colegas, bem então tinha colegas do Irão, Twain, Hong Kong, França... uns estão a fazer mestrado outros barchalato. Uns estão em têxtil, outros em Design de Moda, e outros Marketing de Moda ou qualquer coisa do género, Brand Management qualquer coisa do género. Os de mestrado vão ficar durante dois anos, os que estão em barchalato como eu, alguns so ficam neste primeiro semestre e depois voltam paras as suas casitas! Ora bem a aula era de materais textêis, a última lição antes do teste final. Foi aula de laboratório, tivemos a ver as fibras ao microscópio e ver o comportamento delas ao fogo...se queimam muito depressa, se se retraem, qual o tipo de cheiro que largam, se depois de queimadas, já carbonizadas, se as conseguimos desfazer, etc,etc... depois também tivemos uma parte teórica, sobre o peso, como saber quais são mais finas ou mais consistentes (por assim dizer), e perceber certos códigos. Só coisas giras (falo sério, porque é das coisas que mais gosto!!). Eles suecos apesar de esquezitos são muito simpáticos e educados, a meio da aula a professora providenciou café, chá, leite, e bolos, super simpático não é?! Já em alguns cafés de rua a pessoa pode servir de café à vontade, sem pagar nada ou mais por isso!! E na cantina da minha faculdade se não se comer o prato do menu, se a pessoa usar somente o buffet das saladas também não paga nada, além de que depois também tem pão, café e leite everything for free. Bem louco, não é?
Depois de terminada a aula, eram já 16h42 fui o mais rápido que pude para o polo principal da Faculdade para ir ter a minha aula de Sueco. Cheguei lá e puffs hora do intervalo, mesmo bom! Aquela era a primeira aula de um novo curso, isto porque dividiram uma turma muito grande em duas, e passei para esse grupo que ia começar desde o início. Fui ter com a professora que me disse que não tinha perdido nada do que tinham dado, e segundo os meus apontamentos da primeira aula (com tal grupo muito grande) era o mesmo. Aprender o som de algumas das letras, e saber que letras é que alteram a sua maneira de pronunciar junto de outras. Eu não sei, mas o Irão invadiu a suécia, pois noventa por cento, ou mais, da turma é do Irão!!! Mas esta invasão é pacífica...piadinha,ahaha.
Terminada a aula vim para casa, a minha colega de quarto ainda cá estava (ela ia hoje para Estocolmo, que é a cidade dela) e falamos um pouco até chegar a hora do comboio dela. Depois disso fui preparar algo para comer, e enquanto isso aproveitei para meter conversa com a rapariga que lá estava. Chama-se Joanne (lê-se Ioanne) é do Sul da Suécia, it's a real country girl!! Mora no campo, tem dois cavalos, e seis irmãos, alguns deles meios-irmãos. Veio para Borås estudar Libary, é fanática por livros de aventura e fantasia, e adora estar em bibliotecas. Detesta Estocolmo, por causa do stress e todo o movimento frenético da cidade, ela descreveu como sendo um "pesadelo" ("Ooh It's like a nightmare!!!"). Muito simpática também. Bem acho que é tudo por hoje.
Beijinhos
Inez
3 comentários:
dona ines(ou será que é inez?), está lhe a faltar uma parte muito importante no blogue que são as fotografias.
fotos do quarto, faculdade, cidade, chuveiro-chafariz, amigAs, etc.. tudo isto é obrigatório e necessário para uma abordagem correcta ao teu dia-a-dia.
beijinhos do teu primo preferido
ps: estou a gostar bastante de ler o blogue :)
os iranianos que tu vês na faculdade são maioritariamente rapazes ou raparigas?
O melhor de tudo é o "estudo" das lojas: tens imensa sensibilidade para a moda!
Quando eu te for visitar quero uma visita guiada completa!
"...visto que ainda não tinha nenhum e ando a escrever nas costas de folhas que já não preciso!..."
humm....isto faz-me lembrar qualquer coisa...alguém..=p
estou a adorar as leituras!=)
bjinho gd!*
Postar um comentário